Blog do site

Todo o mundo

O advento da internet e os avanços na área da tecnologia trouxeram muitas mudanças para a área do conhecimento. O acesso à informação se tornou mais simples e prático, além de facilitar o intercâmbio, entre outras culturas e países, de aprendizados. 


A tendência é observada nos últimos dados do Censo, que apontam que, entre 2016 e 2017, o número de estudantes matriculados na graduação a distância no Brasil cresceu 17,6%, chegando a quase 1,8 milhão de estudantes em 2017. No ano passado, depois da publicação do decreto que regulamenta a modalidade, o número de polos de ensino a distância (EAD) autorizados no país cresceu 133% e chegou a 15.394, segundo dados do Ministério da Educação (MEC). Antes da regra, eram 6.583, resultado da capilarização do EAD no país. 


Não é só no número de matrículas do ensino superior que este aumento foi percebido. Uma pesquisa do Conectaí Express, uma iniciativa do IBOPE, realizada em junho de 2017 com 2000 internautas, mostrou que 56% já realizaram cursos livres.


O Censo de 2017/2018 da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), destacou que como a maioria dos matriculados em cursos a distância trabalha e estuda, a modalidade reflete o esforço para a constante atualização profissional, mesmo em face de desafios. 


O coach Felipe Marx, CEO da Super Boss Inteligência Socioemocional e coach facilitador da Alta Performance Pessoal, sustenta que mais pessoas estão buscando treinamentos pessoais. 


O próprio profissional revela ter adquirido conhecimento com especialistas de outros países sem nem precisar ter saído de casa. Em 2013, ele observou a nova tendência e criou um canal numa plataforma de vídeos para compartilhar conhecimento sobre nossos aspectos emocionais, mentais, físicos e espirituais. Seis anos depois, ele já ajudou mais de 550 mil brasileiros pelas redes sociais e treinou cerca de 10 mil alunos.


De acordo com Felipe, “são inúmeras as vantagens de um curso online, o internauta pode escolher quando e onde vai assistir às aulas, não precisa se deslocar, os custos são reduzidos, ele pode interromper a aula e voltar a assistir a qualquer momento e o material pode ser consultado a quando ele quiser”


From Exame online

 
Todo o mundo

A UniGlobo, plataforma e-learning da Globo, completa 16 anos atuando na disseminação de conhecimento e desenvolvimento das 118 afiliadas da Globo ao redor do país, recebeu em 2017, dois importantes prêmios de gestão e liderança. 

O primeiro foi o Prêmio Destaque Gestão de Pessoas, organizado pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), onde a plataforma da Globo, ficou entre os oito projetos de destaque, dos mais de 50 inscritos, por sua capacidade de desenvolver e compartilhar, de forma inovadora, novos conhecimentos ligados às áreas estratégicas do negócio, através de iniciativas voltadas à gestão de pessoas.

Já o segundo, foi o Prêmio Educorp, realizado pela HR Academy,  o reconhecimento veio para a diretora da área de Desenvolvimento de Afiliadas da Globo, Daniela Campos, que recebeu o prêmio nacional de Melhor Líder de Educação Corporativa de 2017.

Daniela Campos afirmou que estão muito orgulhosos com ambas as premiações, pois são um importante reconhecimento do nosso trabalho de desenvolvimento dos profissionais da rede de afiliadas, oferecendo conteúdo exclusivo, alinhando práticas e contribuindo para o melhor exercício da presença regional.

O UniGlobo busca atender aos principais desafios, projetos e direcionamentos estratégicas da Globo na produção e programação de conteúdo, no relacionamento com as comunidades, na comunicação com nosso público, no relacionamento com o mercado publicitário, na formatação de soluções para o negócio dos nossos clientes e na distribuição do nosso sinal com qualidade e confiabilidade. Através desta visão multidisciplinar do negócio e do relacionamento e conhecimento dos mercados regionais, a UniGlobo atua fazendo conexões, convergindo interesses e traduzindo princípios, estratégia e um jeito próprio de fazer em projetos, atuação e iniciativas regionais, viáveis a todas as afiliadas.

Com a essência de desenvolver e contribuir para a qualificação de profissionais em diferentes níveis de formação e vivência, a UniGlobo é uma plataforma multimídia, colaborativa e construída com o conceito de gamefication, que valoriza o acesso e participação dos usuários. Com conteúdos divididos em cursos online, tutoriais, pílulas de conhecimento, comunidades de prática, vídeo, áudios, textos e fóruns, é construída com a participação de profissionais da Globo, referências em suas áreas de atuação, que fundamentam conceitos e compartilham suas experiências.

Contribuem também as Afiliadas, porque a UniGlobo tem como premissa valorizar a diversidade e aproveitar todo o potencial de conhecimento regional da Rede, abrindo espaço para incorporar as melhores práticas locais. Como resultado, a plataforma reúne cursos construídos de forma coletiva, onde todos cooperam e compartilham suas vivências. Segundo Daniela Campos, Formamos uma rede de conhecimento única.

A Uniglobo já soma mais de 42 mil inscrições, 3,5 mil turmas realizadas, 88% de engajamento, 130 cursos desenvolvidos e mais de 100 tutores.

From Rede Globo

 
Todo o mundo

Agora é a vez da Samsung aderir o e-Learning, em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico, instituição de desenvolvimento tecnológico, a Samsung está oferecendo cursos de programação, eletrônica básica, robótica e desenvolvimento de aplicativos Android.

O Code IoT, nome dado à plataforma, é uma iniciativa que faz parte do Tech Institute, programa da Samsung que oferece a oportunidade para jovens obterem uma formação técnica por meio de cursos gratuitos ou concessão de bolsas de estudos.

Internet das Coisas (IoT)

A Internet das Coisas (IoT) é um tema que está cada vez mais presente nas nossas vidas. Já não devemos apenas conectar grupos, mas também pessoas com seus objetos. Nas próximas décadas, espera-se que bilhões de dispositivos inteligentes estejam interconectados, interpretando informações do ambiente e interagindo com o mundo. Essas tecnologias permitirão a otimização de diversos aspectos da vida cotidiana em áreas como saúde, transporte, agricultura e gerenciamento de resíduos.

Os cursos são destinados a estudantes e professores do ensino fundamental e médio. No entanto, qualquer interessado nos conteúdos ofertados pode se inscrever e fazer as aulas normalmente. Com duração média de quatro a seis semanas, os cursos são gratuitos e os participantes que cumprirem as tarefas propostas receberão um atestado de conclusão.

From Code IoT .

[ Modificado: terça, 22 Ago 2017, 16:34 ]