Site blog

Anyone in the world

O Google lançou um aplicativo chamado Grasshopper, que ensina linguagem de programação para iniciantes via dispositivos móveis. O app foi criado pela Area 120, braço em que são desenvolvidos produtos experimenteias da gigante de tecnologia.

“Programar está se tornando uma habilidade essencial e queremos que seja possível que todos aprendam”, dizem os desenvolvedores do app. “Criamos o Grasshopper para ajudar pessoas como você a programar de uma maneira divertida e fácil.”

O aplicativo oferece um curso de três fases: começando com fundamentos, quando os usuários aprendem como a programação funciona — funções, variáveis, strings, arrays e condicionais. Já nas fases seguintes, os usuários aprendem a desenhar formas usando os códigos, além de criar funções mais complexas.

O curso funciona como um jogo de perguntas que vai se tornando mais difícil a cada etapa. “Cada desafio faz o aluno escrever um código JavaScript real usando um ambiente de edição de código personalizado”, disse Laura Holmes, fundadora do Grasshopper, segundo o TechCrunch. “É dado um desafio ao estudante, que tem que resolvê-lo usando a programação, mas são precisos apenas alguns toques para escrever”.

Para manter os usuários engajados, o app conta com ferramentas motivacionais como conquistas, indicadores de progresso e barras que indicam o aprendizado. Cada vez que um usuário cria um novo código, ele recebe um feeedback em tempo real. O app – em inglês – pode ser baixado gratuitamente em dispositivos Android e iOS, na Google PlayStore e na Apple App Store.

From Época Negócios