Mensagens do blog por Business Education

Todo o mundo

O advento da internet e os avanços na área da tecnologia trouxeram muitas mudanças para a área do conhecimento. O acesso à informação se tornou mais simples e prático, além de facilitar o intercâmbio, entre outras culturas e países, de aprendizados. 


A tendência é observada nos últimos dados do Censo, que apontam que, entre 2016 e 2017, o número de estudantes matriculados na graduação a distância no Brasil cresceu 17,6%, chegando a quase 1,8 milhão de estudantes em 2017. No ano passado, depois da publicação do decreto que regulamenta a modalidade, o número de polos de ensino a distância (EAD) autorizados no país cresceu 133% e chegou a 15.394, segundo dados do Ministério da Educação (MEC). Antes da regra, eram 6.583, resultado da capilarização do EAD no país. 


Não é só no número de matrículas do ensino superior que este aumento foi percebido. Uma pesquisa do Conectaí Express, uma iniciativa do IBOPE, realizada em junho de 2017 com 2000 internautas, mostrou que 56% já realizaram cursos livres.


O Censo de 2017/2018 da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), destacou que como a maioria dos matriculados em cursos a distância trabalha e estuda, a modalidade reflete o esforço para a constante atualização profissional, mesmo em face de desafios. 


O coach Felipe Marx, CEO da Super Boss Inteligência Socioemocional e coach facilitador da Alta Performance Pessoal, sustenta que mais pessoas estão buscando treinamentos pessoais. 


O próprio profissional revela ter adquirido conhecimento com especialistas de outros países sem nem precisar ter saído de casa. Em 2013, ele observou a nova tendência e criou um canal numa plataforma de vídeos para compartilhar conhecimento sobre nossos aspectos emocionais, mentais, físicos e espirituais. Seis anos depois, ele já ajudou mais de 550 mil brasileiros pelas redes sociais e treinou cerca de 10 mil alunos.


De acordo com Felipe, “são inúmeras as vantagens de um curso online, o internauta pode escolher quando e onde vai assistir às aulas, não precisa se deslocar, os custos são reduzidos, ele pode interromper a aula e voltar a assistir a qualquer momento e o material pode ser consultado a quando ele quiser”


From Exame online