Mensagens do blog por Business Education

Todo o mundo

Com objetivo de estender o conhecimento e oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional aos colaboradores, a PETROBRAS utiliza há décadas recursos de Educação à Distância (EAD). Em virtude da grande diversidade de atividades, de regimes de trabalho e dispersão geográfica, foi encontrada nessa modalidade uma forma de transmitir novos conhecimentos e promover reciclagem profissional, além de investir em atualização tecnológica.

No decorrer do tempo, o sistema de ensino à distância da PETROBRAS foi sendo aprimorado, aproveitando os recursos disponíveis em cada época. Em 1975, foi inaugurado o uso de Módulos Instrucionais. Já em 1981, entrou em operação o videotreinamento, e, sete anos depois, as Comunidades Virtuais. Desde 2001, há o Campus Virtual, ambiente disponibilizado na intranet da empresa, onde são realizados os cursos na modalidade e-learning. 


Desde o início do Campus Virtual, mais de 60 mil empregados foram capacitados em pelo menos um dos cursos disponíveis. Há cursos 100% à distância e outros no modelo híbrido, com momentos de interação presencial e de interação à distância. A dosagem de como será essa distribuição é determinada pela análise pedagógica do conteúdo e do público alvo que será atendido pelo curso. 

Entre as vantagens verificadas em adotar o e-learning, destaca-se a redução substancial de custos (deslocamento, hospedagem e salas de aula), mas também há o ganho em agilidade, que permite capacitar um público extenso em menor tempo do que quando comparado à sala de aula. Dentre os recursos oferecidos, além do e-learning, há fóruns de discussão, chat, sala de aula virtual e videoaula, entre outros. 

O processo de ensino à distância é conduzido por profissionais de Recursos Humanos, com suporte da área de Tecnologia da Informação e Telecomunicações (TIC). Em algumas situações, é possível recorrer as contratações específicas para, por exemplo, o desenvolvimento de um conteúdo de e-learning, ou para a participação de um colaborador em cursos disponíveis no mercado. Todo o gerenciamento dos conteúdos desenvolvidos é realizado internamente. Com suas características peculiares, o e-learning tem reforçado aspectos estratégicos, como a ampla disseminação de conhecimentos fundamentais para a boa atuação dos nossos profissionais.

From Petrobras

[ Modificado: segunda, 23 Jul 2018, 15:40 ]