Mensagens do blog por Business Education

Todo o mundo

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o aluno terá um diploma de graduação, não importando a modalidade em que realizou o curso, ou seja, não há diferença nenhuma, no diploma de quem fez um curso EaD ou Presencial.

Isso significa, que o aluno pode escolher em qual modalidade estudar, sem precisar se preocupar se isso implicará em algo no seu diploma. É importante ressaltar que não é especificado no diploma se o curso foi feito presencialmente ou não.

No final, o importante é estudar, independente se o curso é presencial ou a distância, ainda mais quando você pode ter uma ótima bolsa de estudo.

Entretanto, muitas pessoas não sabem qual é a diferença entre um curso de educação a distância (EaD) e aqueles que são presenciais, assim a seguir iremos explicar.

A modalidade presencial é aquela em que alunos e professores se encontram num lugar para ter as aulas. Nesse caso, os alunos têm aula na maioria dos dias na instituição de ensino, escolhida num horário pré-acordado.

A modalidade EaD,  segundo Ivete Palange, conselheira da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), o “processo educacional em que há uma separação física entre o educando e o educador é chamado de educação a distância”. Nesse caso, as aulas são feitas online e o encontro com o professor é feito somente em momentos marcados.

Isso permite que diversas pessoas que possuem uma agenda agitada, tenham a oportunidade de estudar, visto que o horário de estudo é algo flexível e decidido pelo próprio aluno.

Entretanto, não se engane, fazer um curso a distância não significa que será mais fácil. “O aluno necessita se organizar, estudar de forma autônoma e independente, identificar suas dificuldades, pedir ajuda para solucioná-las, realizar todas as atividades previstas e a avaliação. Não cumprir as atividades previstas a serem realizadas a distância ou ter um desempenho sofrível nas provas presenciais podem reprovar o aluno. Assim, o curso a distância não é mais fácil, exige até mais esforço que o presencial”, explica a conselheira.

Por fim, Ivete também afirma que o preconceito no mercado de trabalho diminuiu bastante nos últimos anos, isso se deve ao fato de que muitas empresas começaram a utilizar o método de EAD para realizar treinamentos, o que amenizou muito os julgamentos feitos contra a modalidade. Além disso, as características necessárias para concluir um curso EaD também são muito valorizadas em profissionais como, por exemplo: proatividade, organização, autonomia e independência.

From Isabela Giordan QUERO BOLSA

[ Modificado: segunda, 5 Fev 2018, 18:35 ]