Mensagens do blog por Business Education

Todo o mundo

Formar profissionais para atuarem no e-Learning, muito das vezes é complicado. Desta forma, apresentamos a seguir, algumas dicas para ajudá-lo.

Dicas para um e-Learning eficiente

1.Valorização do professor

Parte fundamental da aprendizagem, o papel do professor sofre mudanças ao implementar novos caminhos pedagógicos. Aposte na integração do profissional com a ferramenta e facilite sua adaptação aos novos meios.

2. Investimento em conhecimento

O mercado oferece alternativas e soluções para instituições de ensino que queiram modernizar seu método de ensino de forma integrada com a vanguarda da educação no Brasil. Empresas oferecem conteúdos e treinamentos voltados para IES que queiram se posicionar de forma competitiva num mercado cada vez mais forte.

3. Incentivo em metodologias ativas

O Ministério da Educação tem aberto espaço para o crescimento do ensino e-Learning. De carona na regulamentação, crescem as oportunidades de implementar experiências que já são sucesso no exterior, num sistema que valoriza o engajamento e estimula a curiosidade do aluno.

4. Inversão da sala de aula

Estudar em casa, debater e desenvolver projetos práticos em sala de aula. Com este roteiro, o sistema flipped classroom tem ganhado espaço em modalidades semipresenciais. Mais do que apenas transmitir conteúdo, a preocupação é desenvolver o conhecimento.

5. Visão do professor como aluno

É importante que os docentes que participem de projetos de capacitação para e-Learning, tenham conhecimento total de como o aluno interage com a plataforma. Conhecendo as possibilidades das ferramentas digitais, o profissional pode ser criativo e buscar as melhores formas de ensinar.

6. Mão na massa

O ensino ativo estimula os alunos a colocarem em prática o que aprendem. Cabe ao professor dar oportunidade de ser a ponte entre os livros e o mundo real, ao aplicar os conceitos ensinados em situações cotidianas do profissional em formação.

7. Comunicação é fundamental

Educadores são, via de regra, grandes comunicadores. Aproveitar a familiaridade dos docentes com a oratória e aplicá-la em novas mídias é parte fundamental dos novos processos de aprendizado. Seja em vídeos, em blogs ou nas redes sociais, as ferramentas da web são uma excelente forma de aproximar o aluno do ensino.

Por fim, seja sempre um aprendiz.

A educação mudou radicalmente nos últimos anos. Novas formas de aprender e de ensinar foram criadas e implantadas, e estas mudanças não irão parar. Assim, gestores e educadores precisam estar atentos às novidades, buscando sempre a atualização.


From Desafios da Educação