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por Business Education - segunda, 16 Out 2017, 17:40
Todo o mundo

O ensino superior brasileiro enfrenta hoje, desafios de acesso, com a necessidade de políticas públicas de financiamento estudantil para interiorização e ampliação da oferta, e de qualidade, com o oferecimento de um ensino atualizado e comprometido com a aprendizagem do aluno. 

Além disso, têm surgido novos formatos de aprendizagem, com acesso rápido às informações e conteúdos na internet, o que muda o papel do professor no ensino superior para um mediador de ações didáticas que envolvem a interação entre o conteúdo e o processo de aprendizagem do aluno. 

Neste contexto, a mudança do paradigma educacional, é inevitável. Assim, devemos repensar a estrutura e a abordagem pedagógica, ou seja, devemos migrar de uma metodologia passiva para uma metodologia mais ativa, enriquecida pelo uso da tecnologia. 

Segundo Garcia et al. (2011) na interatividade entre aluno-professor por meio eletrônico,  o professor assume o papel de protagonista e direciona o uso das ferramentas tecnológicas para a aprendizagem do aluno que também conta com a aproximação dos modelos "híbridos", combinando atividades presenciais e on-line. O professor Valente (2014) acrescenta que o ensino hibrido, misturado ou blended learning possibilita que parte das atividades do aluno possam ser realizadas a distância e parte em sala de aula. Com esta estratégia, o aluno deve realizar a gestão da sua aprendizagem nos momentos on-line, potencializando os momentos presenciais.

Quais são os modelos de ensino hibrido?

O modelo de rotação de um curso ou disciplina alterna diferentes modalidades de aprendizagem, presencial e on-line, dentro ou fora do ambiente da instituição de ensino, individual ou em grupo, com ações planejadas pelo professor. O modelo é dividido em:


1. Rotação por Estações: possibilita que o aluno circule em diversas estações dentro ou fora da sala de aula que foram planejadas pelo professor para a turma ou grupo de alunos com atividades de estudo (exposição do professor e/ou leitura dirigida) e de aprendizagem individual e/ou colaborativa, sendo uma delas on-line. 

2. Laboratórios Rotacionais:   planejadas por um ou mais professores, na qual o aluno ou parte da turma circula,  por diversos "laboratórios" dentro da instituição oferendo espaços para estudos dirigidos, monitoria, dinâmicas de grupo, oficinas/vivencias, estudo de caso, palestras com profissionais etc, incluindo um laboratório de informática com atividades on-line. 

3. Rotação Individual: rotação de um curso ou disciplina em que o aluno tem um cronograma individual definido pelo professor na qual são estabelecidas as atividades que deve contemplar em sua rotina para cumprir os temas a serem estudados. O desafio neste modelo é a personalização do ensino para cada um dos alunos. 

4. Sala de Aula Invertida ou Flipped classroom: na qual o aluno estuda on-line fora da sala de aula, a teoria e a aula presencial se torna o lugar de aprendizagem ativa, para práticas, resolução de atividades e elaboração de projetos orientados pelo professor. A principal oferta de conteúdo e do ensino, é on-line. 

5. Outros modelos de Ensino Híbrido também são apresentados pelos autores (HORN e STAKER, 2015) tais como: 

. Modelo flex: o processo de aprendizagem do aluno é via plataforma on-line, o que flexibiliza o suporte ao aluno nos momentos presenciais, pois pode ser realizado por um professor ou por um instrutor, que auxilia ou supervisiona a realização das atividades. 

. Modelo blended misturado: consiste na possibilidade do aluno escolher uma ou mais disciplinas on-line para complementar o currículo e as disciplinas presenciais. 

. Modelo virtual enriquecido: sua ênfase está nas disciplinas on-line. Este modelo difere do blended misturado, pois a maior parte do processo de ensino acontece on-line. 

A flexibilidade do modelo "hibrido" possibilita que o aluno escolha onde e quando estudar, respeitando a sua autonomia e o protagonista do seu processo de aprendizagem, possibilitando uma personalização do ensino para cada aluno.

From Marcos Galini | Consultores Acadêmicos, Marcos Galini, Melhoria do desempenho dos alunos

[ Modificado: segunda, 16 Out 2017, 17:45 ]