Mensagens do blog por Business Education

Todo o mundo

Agora, pense se não gastasse horas no trânsito para se deslocar, já imaginou?

Esta é uma das razões que levam o e-Learning a ser uma das grandes tendências do mundo moderno. 

Porém, é muito mais do que isso! Pois,  revoluciona a vida de  milhões de pessoas, na medida em que proporciona o amplo acesso e a redução dos custos. Além de possibilitar assistir na hora, lugar e quantas vezes quiser aulas definitivas e recursos multimídia.

e-learning

Não à toa, que o investimento nesta área, está cada vez mais nessa modalidade, com grande predominância pelo formato audiovisual. A seguir, as vantagens dessa modalidade.

Vantagens do e-Learning

Provavelmente é possível encontrar vantagens e aplicações extras, assim listamos abaixo os motivos mais comuns que levam empresas do setor corporativo e educacional, adotarem o e-Learning.

1.  Flexibilidade

É uma das principais vantagens dos cursos e-Learning, pois alunos e colaboradores podem se organizar da melhor forma possível.

2. Sem Fronteiras

Outro obstáculo que o e-Learning ajudou a superar, foram as fronteiras. Já que não é preciso estar presencialmente num determinado local para assistir uma aula ou treinamento.

3. Economia

Redução progressiva dos custos para as empresas, devido à escala e à perenidade do conteúdo. Já  para as pessoas, a redução dos custos envolve o deslocamento e as perdas de tempo.

A importância dos vídeos no e-Learning

Decidir o formato do conteúdo é uma das fases mais importantes do e-Learning. Assim, o vídeo tem sido a opção mais comum, pelas razões abaixo:

. Os vídeos prendem melhor a atenção

Por unir os canais visual e auditivo (Teoria dos Dois Canais), o formato em vídeo aumenta o entendimento das pessoas em mais de 70% e também está associado a um elevado nível de lembrança sobre o conteúdo. No Brasil, 58 milhões de vídeos online são assistidos mensalmente, com uma média de 5 vídeos por visita de usuário. Ao todo, são gastos 6 horas diariamente assistindo vídeo online, segundo a comScore. 

. As pessoas preferem vídeos

O vídeo online já é parte de nossas vidas, 80% dos internautas preferem ver vídeos a ler conteúdos em textos. No Brasil, 86% dos dos usuários de internet assistem conteúdo em vídeo, sendo que 36% veem pelo menos uma vez ao dia, de acordo com a comScore. Outro dado que chama a atenção vem da Forrester Research, segundo o qual 75% dos colaboradores de uma empresa estão mais propensos a assistir a um vídeo do que ler um artigo, e-mail ou documentos disponíveis na web.  

. A valorização do dispositivo mobile 

Diversos estudos mostram que quanto mais cresce o uso dos dispositivos móveis, mais o formato vídeo irá prevalecer, o que também pode ser muito bem aproveitado no e-Learning, já que muitas pessoas têm tempo livre durante os trajetos do dia a dia. No ambiente organizacional, é muito útil um vendedor rever um módulo relacionado a um determinado produto ou no caminho de uma reunião, por exemplo.  

. A viabilidade financeiramente 

O vídeo é uma opção extremamente viável, pois quando as aulas estão prontas podem ser reproduzidas em escala, pulverizando os custos unitários ou de turmas, principalmente quando se leva em conta um prazo maior de utilização. Este ponto é extremamente útil para empresas com alta rotatividade ou que precisam atualizar os colaboradores frequentemente.

. Efetividade dos vídeos

Ao assistir um vídeo, há uma melhora de 74% na compreensão da mensagem. Além disso, 70% do conteúdo lido e escutado é recordado, de acordo com dados do Infopresse. Os formatos audiovisuais captam melhor a atenção dos espectadores e requerem menos esforço do que o texto.

Segundo Forrester Research, "uma imagem vale mais que mil palavras, enquanto um minuto de vídeo equivale a 1.8 milhões de palavras?"

. Os vídeos geram mais confiança

Um estudo divulgado recentemente pela Animoto, 71% das pessoas afirmam que assistir um vídeo deixa uma impressão muito positiva sobre a empresa. Além disso, melhora os índices de reputação, gerando uma confiança maior dos usuários.

Segundo Lara Krumholz, gerente-geral da DynAdmic na América Latina, "58% dos consumidores acreditam que as empresas que utilizam uma estratégia de vídeo são mais confiáveis".

[ Modificado: terça, 4 Jul 2017, 17:23 ]